B.B. King morre aos 89 anos em Las Vegas

O cantor e guitarrista B.B. King, lenda do blues, morreu aos 89 anos em Las Vegas, informam as agências internacionais. O músico morreu em casa às 21h40min (horário local) de quinta-feira, conforme seu agente Brent Bryson.

17402209

O cantor esteve hospitalizado em abril para tratar de uma desidratação causada por uma diabetes do tipo II. Em outubro de 2014, o cantor também teve de ser internado e cancelou uma turnê que iria fazer nos Estados Unidos por recomendação dos médicos.

onsiderado o Rei do Blues, B. B. King influenciou uma geração de músicos, como Eric Clapton, Mike Bloomfield e Stevie Ray Vaughan. Segundo uma lista da revista Rolling Stone, ele era o terceiro maior guitarrista do mundo — atrás apenas de Jimi Hendrix e Duane Allman. No dia 1º de maio, uma mensagem do músico foi postada em sua página oficial no Facebook. Nela, B.B. King informa sobre sua recuperação em casa e agradece às orações por sua saúde.

B. B. (sigla para Blues Boy) King nasceu Riley B King em Indianola, Mississippi, em 16 de setembro de 1925. Quando era jovem, trabalhou no campo com os pais. Com a música dos colegas de trabalho no campo, o blues foi a primeira introdução à música que ele se dedicaria e da qual se tornaria o principal representante.

17402210

O primeiro violão foi comprado quando ele era adolescente, para tocar em igrejas. Em 1947, B.B. King mudou-se para Memphis, onde começou a trabalhar em uma rádio. Uma das histórias que contam sobre Lucille, o nome de sua guitarra, é que ele voltou para salvar o instrumento em um clube onde tocava e pegou fogo após uma briga por causa de uma mulher — chamada Lucille.

O primeiro disco saiu em 1949 e o músico liderou as paradas de rhytm and blues com Three O’Clock Blues. A canção permaneceu no número um por 17 semanas. Muitas de suas primeiras gravações foram produzidas pelo lendário Sam Phillips, que viria a fundar a Sun Records. Outros discos de sucesso foram Sweet Black Angel, Rock Me Baby and Every Day I Have the Blues. Por causa disso, B.B. King se apresentou em locais como o Teatro Apollo, no Harlem, New York.

Conforme a BBC, foi graças à influência de bandas britânicas como os Yardbirds, The Animals e os Rolling Stones que as audiências brancas, primeiro no Reino Unido e mais tarde nos Estados Unidos, começaram a gostar de blues.
B. B. King começou a ser aceito em locais que por muito tempo haviam sido fechadas para músicos negros. Um de seus momentos mais emocionantes foi quando ele recebeu uma ovação de pé por um público principalmente composto de brancos no teatro Fillmore West, em San Francisco, em 1968.

17402196

No Reino Unido, The Thrill is Gone figurou em um top vinte nas paradas, em 1969. Vinte anos depois, o sucesso feito com a gravação de When Love Comes To Town, juntamente com a banda U2.a