Nova exposição na Galeria Mario Quintana da Trensurb destaca festival de teatro

Mostra artística instalada na Estação Mercado relembra os 10 anos do Festival Palco Giratório Sesc/POA.

Os usuários do metrô gaúcho podem apreciar a nova exposição cultural da Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado. As obras que compõem a mostra 10 anos são de autoria do artista plástico Felipe Alonso de Oliveira, conhecido como Frozi, e retratam a história do Festival Palco Giratório Sesc/POA.  Os passageiros do trem poderão terão acesso à mostra até o dia 31 de maio.

NOVA EXPOSIÇÃO NA GALERIA MARIO QUINTANA DA TRENSURB DESTACA FESTIVAL DE TEATRO

Cada ilustração tem como base fotos retiradas do arquivo do Festival e está impressa em tecido. De acordo com Frozi, a escolha do material foi justamente para relembrar a ação envolvida nas apresentações do festival. “Eu percebi que o espetáculo trabalha muito com pessoas em movimento, então resolvi colocar as gravuras em tecidos, assim elas se mexem”, relata.

Esse movimento, misturado às cores da obra, chama a atenção de quem passa pela galeria. Simone Dias e seu filho João Pedro seguiam em direção à plataforma para tomar o trem até Canoas quando viram a exposição e resolveram parar e ver os desenhos. “Achei muito bonitas as ilustrações. Sempre gosto de passar por aqui e ver o que está sendo exposto, porque meus filhos gostam muito”, declara Simone. Já João Pedro, de dois anos, ao ver a ilustração em que um ator sopra bolhas de sabão, não conseguia tirar os olhos da tela.

Devido a essa aproximação do público e à quantidade de pessoas que passam pela estação é que Frozi diz gostar da ideia de expor seu trabalho na Galeria Mario Quintana. “Como muita gente passa por aqui diariamente, as chances de o meu trabalho ser visto são muito maiores”, explica.

O festival

De 8 a 31 de maio, o 10º Festival Palco Giratório Sesc/POA – parte da 18ª edição do Circuito Nacional Palco Giratório – traz à capital 46 espetácuos encenados por 42 companhias de 13 diferentes estados, além de atividades formativas. Promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, a iniciativa conta com espetáculos de teatro infantil e adulto, dança, circo, intervenções urbanas, assim como oficinas de desenvolvimento artístico-cultural e momentos de reflexão de tomarão conta dos mais variados espaços da cidade.

 

Por Imprensa Trensurb