Galeria Mascate inaugura novas exposições no dia 13 de maio, com entrada franca

Na abertura, público poderá conferir lançamento da coleção inverno 2015 de Régis Duarte e performance de Cinthia Ferrer.

No dia 13 de maio, às 19h, inauguram na Galeria Mascate duas novas exposições. O evento também marca o lançamento da coleção *Spettaculo*, inverno 2015 de Régis Duarte.

saturno2

Misturando arte e design, *Fra-Me* apresenta a parceria entre a arquiteta Fernanda Renner Ely e os alunos do atelier Britto Velho. O grupo apresenta uma linha de mesas e aparadores com obras inseridas nos nichos dos móveis. Fernanda Renner é arquiteta e designer de móveis. Trabalha na área há doze anos, atualmente focada em projetar e produzir linhas de mobiliário em marcenaria. Os móveis criados são confeccionados de forma detalhada, manual e exclusiva.

Fra-Me também conta com duas obras de cada artista do atelier: Alice Schmitt, Adriana Vitória, Guta, Maria Isabel Dorneles, Nilson Guerra, Jussara Gonçalves, Marsinho Susin e Britto Velho.

O gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Edu Monteiro, apresenta sua mostra individual *Saturno* e promove o lançamento do livro de mesmo nome. A publicação, um lançamento da Azougue Editorial, tem 134 páginas e traz uma encenação alegórica de um ser urbano e melancólico, que busca na natureza um lugar de catarse. Com uma narrativa pautada por imagens, a obra, que será revendida na galeria (R$60), é fruto de um trabalho de três anos de viagens e registros fotográficos.

A mostra – uma compilação de 22 imagens também presentes no impresso – encontra na natureza um espaço de possibilidades estéticas para estudar o sentimento de melancolia. As obras dialogam constantemente com psicanálise, filosofia e surrealismo.  A exposição já esteve em cartaz em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo e tem como ponto de partida a associação entre o planeta e o sentimento de melancolia.

livro2

As obras mostram ambientes naturais aparentemente deslocados do tempo e do espaço. Monteiro protagoniza algumas das imagens, usando um espelho como máscara, sem mostrar a fisionomia. As fotos foram tiradas em locais distintos como Barbados, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Ilha Grande e Farol da Solidão (vila gaúcha de 50 pescadores). “Saturno” divide-se em três estados de espírito: “Neblina cega”, “Olho de cão” e “Farol da solidão”.

As exposições seguem em cartaz até 20 de junho, com entrada franca. A Galeria Mascate funciona de terça a sábado, das 14h às 18h, na Rua Laurindo, 332.

 

Por: Bruna Paulin