Ecarta Musical apresenta quarteto feminino de violoncelos

O primeiro Ecarta Musical de maio, no sábado, dia 9, às 18h, apresenta o concerto do Quatricelli, um quarteto de violoncelos exclusivamente feminino.  O trabalho de Bianca D’Avila do Prado, Carla Pacheco, Monica Lima e Milene Aliverti juntas iniciou em 2012. As amigas, que já tinham em comum a paixão pelo violoncelo e pelo ensino do instrumento, sentiram a necessidade de fazer música de uma maneira mais fina e sensível. A estréia do grupo ocorreu no XIV Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul, com imediata aceitação da plateia.

Foto: Vinicius Alves
Foto: Vinicius Alves

Desde então, o quarteto tem ampliado o seu repertório com composições de todos os períodos da história da música, com atenção especial aos compositores violoncelistas muitas vezes desconhecidos do grande público. O programa do Ecarta Musical homenageia nomes como Michel Correte, Julius Klengel, Edvard Grieg, Edmundo Villani Cortês, Pixinguinha e Ernesto Nazarteh.

O Quatricelli já se apresentou em diversas cidades do Estado e participou  e projetos como o Domingo Clássico da Secretaria de Cultura de Estrela(2013 e 2014), Projeto MusiCâmara (2013 e 2014), Série de Concertos Sonarte (São Leopoldo), Projeto Audições Internas da Escola de Música Tio Zequinha, 15° e 16° Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul e Musical Petropar, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Recebeu o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2014 com o projeto Música na Escola, que levou um panorama da música desde o Renascimento até os dias atuais para estudantes de oito escolas públicas da Capital gaúcha.

Foto: Vinicius Alves
Foto: Vinicius Alves

O Ecarta Musical ocorre na sede da Fundação Ecarta, que fica na Av. João Pessoa, 943, em Porto Alegre. A entrada é franca.

 

Por: Dóris Fialcoff