As Quatro Direções do Céu’ tem sessão em Linguagem de Libras nesta quinta no Teatro do Instituto Goethe

O espetáculo As Quatro Direções do Céu, em cartaz no Teatro do Instituto Goethe, em Porto Alegre, realizará, nesta quinta-feira, dia 30 de abril, às 20h, sessão em Linguagem de Libras, visando garantir o acesso aos deficientes auditivos. O serviço também será oferecido nos próximos dias 10 (domingo) e 15 de maio (sexta-feira).  A montagem dirigida por Camilo de Lélis é baseada em texto do dramaturgo alemão, Roland Schimmelpfennig, inédito ainda no Brasil. A produção tem financiamento do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte).

4direcoes_espeta__culo_Foto_Edu_Rabin__br__jpg

A peça gira em torno de um homem forte, que sofre um acidente com seu caminhão e abandona a carga, seguindo em busca de uma vida melhor. Um homem pequeno encontra a carga na beira da estrada e, com o achado, vê-se diante de uma nova existência. O acaso interliga essas duas pessoas para sempre. Ambos se apaixonam por uma jovem mulher – uma garçonete, cujos cabelos encaracolados evocam o mito da Medusa. Apenas madame Oiseau, a cartomante – com visões do futuro – sabe que eles caminham numa direção, onde um pode se tornar o destino do outro. No elenco, estão Diogo Cardoso, Maira Holzbach, Renata De Lélis e Tiago Contte.

Camilo de Lélis é um dos diretores que mais encenaram textos alemães no Brasil. Em tais montagens, o diretor busca estabelecer um diálogo com a dramaturgia germânica, no qual reconhece e compara vivências sociais. A partir desta oposição, ele procurar fazer a síntese das semelhanças e diferenças entre o Brasil e a Alemanha, que são metabolizadas na encenação. De Lélis já trouxe diversos textos de língua alemã para os palcos brasileiros, incluindo obras de Tankred Dorst, Herbert Achternbusch, George Tobori e Werner Schwab. Alguns deles renderam ao diretor, além de excursões pelo território nacional, inúmeros prêmios e convites para representar suas montagens no Uruguai, Argentina, Portugal e Alemanha.

Roland Schimmelpfennig, 47 anos, é um dos mais importantes dramaturgos da Alemanha e, hoje, o autor alemão mais representado no mundo. Entre outros reconhecimentos, recebeu o Prêmio Else Lasker Schüler (1997) e o Prêmio Nestroy (2009) de melhor autor jovem. Com a peça “O Dragão Dourado”, ganhou o Prêmio de Dramaturgia de Mülheim an der Ruhr em 2010, considerado o prêmio mais importante para a dramaturgia alemã. Entre os vencedores anteriores incluem-se Elfriede Jelinek (ganhador do Prêmio Nobel) e o dramaturgo Heiner Müller.  Expoente do cenário germânico desde meados dos anos 90, a dramaturgia de Schimmelpfennig margeia o surreal, mas se constitui como um teatro neo ou ultrarrealista. O autor é ainda pouco conhecido no Brasil, embora já tenha publicado mais de trinta peças em aproximadamente vinte idiomas. Atualmente, Roland Schimmelpfennig vive em Cuba.

Serviço

O Quê: Estreia de “As Quatro Direções do Céu”, de Roland Schimmelpfennig, com direção de Camilo de Lélis´. Sessão em linguagem de libras nesta quinta-feira, 30 de abril, e nos dias 10 (domingo) e 15 de maio (sexta-feira)

Quando: de quinta a domingo, até o dia 17 de maio de 2015

Onde: Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de outubro, 112) – Fone: (51) 2118-7800

Quanto: R$ 20,00

Ingressos à venda na Bilheteria do Teatro, 1 hora antes do início do espetáculo

Descontos: Idoso: 50% – Classe Teatral: 50% – Estudantes: 50%. Para obter os descontos, é necessária a apresentação de documento comprobatório

Duração: 80 minutos

Lotação: 120 lugares

Classificação etária: 12 anos

 

 

Por: Silvia Abreu