Morre o ator e diretor Claudio Cunha, o Analista de Bagé, aos 68 anos

O intérprete mais famoso do Analista de Bagé morreu nesta segunda-feira na Captial, onde estava se apresentando com a peça “A Casa Caiu”. O ator, diretor e cineasta Claudio Cunha, 68 anos, passou mal na noite de ontem, chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu a um infarto. O velório deve acontecer na próxima terça-feira, em São Paulo, cidade natal de Claudio.

20150420-142522

Com uma extensa produção no cinema e no teatro, Claudio, por mais de 30 anos, deu vida ao Analista de Bagé nos palcos. O personagem de humor, criado por Luis Fernando Verissimo, em 1981, para retratar a personalidade do homem gaúcho, teve a sua primeira montagem no teatro em 1982.

Em 1998 “O Analista de Bagé” entrou para o Guinness Book (o livro dos recordes) como a peça de maior tempo em cartaz e Claudio foi citado como o ator que por mais tempo interpretou um mesmo papel.

Carreira
Claudio iniciou a carreira no cinema aos 24 anos, produziu diversos curtas e 13 longas-metragens. Entre os filmes que dirigiu, estão a pornochanchada “Oh! Rebuceteio”, de 1984, e “Profissão mulher”, de 1982. Mas foi no teatro que abriu um novo capítulo de sua história, encontrando na comédia uma rica área de atuação.

Claudio estava animado com futuros projetos como o convite para participar da novela “Os Dez Mandamentos”, da TV Record, e a preparação de um livro de memórias sobre o cinema e o teatro. Claudio Cunha foi casado Simone Carvalho e Edna Velho. Deixa quatro filhos e uma neta.