‘Ori Orestéia’ adapta tragédias gregas à cultura africana

Misturando os universos da tragédia grega e da cultura africana, o Grupo Caixa Preta encena o espetáculo “Ori Orestéia” nos palcos do Teatro Renascença, de 3 a 26 de abril. As apresentações acontecem às sextas-feiras e sábados, às 20h; e aos domingos, às 18h . Os ingressos custam até R$20,00.

Ori_Oresteia

Com direção de Jessé Oliveira, a montagem é uma adaptação da famosa “Oresteia”, uma trilogia de tragédias do dramaturgo grego Ésquilo, composta pelas peças “Agamenon”, “Coéforas” e “Eumênides”. A ideia é contar a história de Orestes, um homem atormentado pela morte traiçoeira de seu pai. O assassinato de sua mãe é a única maneira de vingar o progenitor.

O espetáculo traz ao palco uma série de manifestações afro-brasileiras, como o batuque, os orixás, o samba e a gafieira. Outra característica é a associação dos personagens gregos às figuras que marcaram a cultura negra, como cantor Michael Jackson, a militante Ângela Davis e o grupo Panteras Negras.

Ori_Oresteia_4

A adaptação encerra a “Trilogia da Identidade” – composta também por “Hamlet Sincrético” e “Antígona BR”, que investiga as origens do povo brasileiro a partir da apropriação de clássicos da dramaturgia mundial.