A perturbadora inspiração para criação do Coringa

O Coringa é um personagem perturbador. Todos sabemos disso. O que talvez você não saiba, é que o personagem no qual o vilão mais popular da DC é inspirado tem uma história tão perturbadora quanto! Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane, os três responsáveis pela criação do Coringa, utilizaram basicamente dois elementos para construção de seu personagem: uma carta de curinga de um baralho e a foto do ator Conrad Veidt. Mais especificamente uma foto do ator no papel de Gwynplaine no filme O Homem que Ri.

batman-the-man-who-laughs-page-10

O Homem que Ri (em inglês The Man Who Laughs) é um filme norte-americano mudo de 1928 dirigido por Paul Leni e baseado no livro homônimo. Na trama, que se passa em 1690 na Inglaterra, um nobre inglês se recusa a beijar a mão do Rei e tem como sentença a desfiguração de seu filho Gwynplaine (Conrad Veidt). O garoto teve seu rosto cortado por um cirurgião de forma que fosse obrigado a “rir” para sempre e acaba virando uma atração de um circo de horrores.

Conrad Veidt utilizou uma prótese durante as filmagens para que os cantos de sua boca fossem esticados em um sorriso permanente. O Homem que ri é considerado um clássico não apenas pela brilhante atuação de Veidt, mas por marcar um momento importante pro cinema. O filme foi um dos primeiros a utilizar som, marcando a transição do cinema mudo pros filmes com som.

manwho-247x300

Curiosidade: existe uma HQ do Batman chamada OHomem que Ri. Inclusive essa história está na lista do site americano IGN como uma das 25 melhores histórias do Batman de todos os tempos. A trama é basicamente uma releitura do primeiro encontro do Batman com o Coringa (Batman #1 de 1940).

 

 

Por Vinicius Lupus