Oficina dirigida por Jean-Jacques Lemêtre será realizada em Canoas

No mês de abril a Secretaria Municipal da Cultura de Canoas oferece a todos interessados a chance de participar de uma oficina gratuita com um dos maiores nomes da música para teatro do mundo. Jean-Jacques Lemêtre, diretor musical do Théâtre du Soleil há 30 anos volta a Canoas com Corpos Musicais, oficina aberta para quem busca, descobrir e experimentar as possibilidades sonoras de seus próprios corpos.

JJ Lemetre

Exercícios coletivos e individuais serão propostos e conduzidos a um processo de elaboração musical com base nos conhecimentos desenvolvidos por Lemêtre no Théâtre du Soleil.

A prática oferecerá a oportunidade de explorar, na sua especificidade, a língua de cada pessoa, não apenas através da voz, mas também de todo corpo. Ele instiga as pessoas a irem além da técnica, faz analogias entre os problemas de dissociação e desarmonia do ser humano, questiona o artista sobre seus relatos do que o cerca para conservar e aprofundar a relação entre o ritmo e a música de teatro.

O trabalho é desenvolvido sem instrumentos musicais, para utilizar as potencialidades rítmicas, melódicas, harmônicas dos corpos, de acordo com seu caminhar, seus movimentos, a respiração, a sua velocidade de fala e seus timbres.

De 20 a 22 de abril, das 14 às 19 horas na Casa das Artes Villa Mimosa a oficina tem o limite de 40 vagas. As inscrições ocorrerão de 6 a 16 de abril e devem ser feitas através do e-mail oficinacorposmusicais@gmail.com com o envio de um currículo artístico e carta de intenção. A seleção será divulgada no dia 17 de abril no site www.canoas.rs.gov.br

No dia 20, juntamente com a abertura da oficina Corpos Musicais, será lançado o 5º FESTIA, festival internacional de teatro de Canoas, organizado pelo grupo TIA em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Canoas.

Figura emblemática numa das principais companhias de teatro do mundo, o Théâtre du Soleil, por ter assinado toda criação musical dos espetáculos da companhia nos últimos 30 anos, JJ Lemêtre é músico, compositor, criador e colecionador de 2800 instrumentos de todas épocas que ele encontrou em todos os cantos do mundo e que ele toca frequentemente sua maneira.

 

Por: PMC