Começa programação da Cinemateca Capitólio

A partir de hoje, a Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Porto Alegre),  começará a exibir três longas-metragens em sessões diárias. Ainda inédito em Porto Alegre, o cultuado “Era uma Vez na Anatólia”, realizado pelo turco Nuri Bilge Ceylan, é um dos destaques da programação, além de animações gaúchas, que têm todas as exibições em 35mm.

imagem138005

A reinauguração do espaço, localizado em prédio tombado como Patrimõnio Histórico do Estado, ocorreu na sexta-feira (29), dentro das comemorações dos 243 anos de Porto Alegre. Após 21 anos fechada, e agora totalmente restaurada a sala de cinema voltou a funcionar. A cerimônia oficial de abertura contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo. “O trabalho realizado aqui é um referencial de como as coisas devem e podem caminhar”, disse o secretário. Victor Hugo,  ressaltou a união das diversas entidades e do poder público, coordenado por partidos de diferentes matizes políticas ao longo do restauro, mas que trabalharam em prol de um bem comum.

O prédio apresenta uma sala de cinema com 164 lugares e também um local climatizado para preservação do acervo audiovisual do Rio Grande do Sul, além de salas para pesquisa, exposições, biblioteca, espaço multimídia e cafeteria. Com esta inauguração, a capital gaúcha passa a ser uma das poucas cidades brasileiras a contar com um grande cinema de rua, preservado em toda a sua riqueza arquitetônica, e ainda guardar um espaço de conservação de obras cinematográfica do Estado.