Escola de Música da Ospa abre vagas para novos alunos

Foto: Luciano Lanes

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre aumentou o número de vagas para novos alunos neste ano. Serão oferecidas 74 vagas para crianças e jovens interessados em aprender instrumentos de orquestra e teoria musical – sete a mais do que em 2014. As inscrições para a seleção, sem custo, devem ser efetuadas até 10 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na sede da escola (Avenida André da Rocha, 50).

Foto: Luciano Lanes
Foto: Luciano Lanes

As vagas oferecidas pela instituição contemplam crianças e jovens de 8 a 25 anos, e são destinadas ao estudo de violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico tocado com arco, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, percussão, e teoria e percepção musical. Além disso, uma nova modalidade foi aberta: flauta transversal.

Para o curso teórico, a seleção se dará via avaliação de aptidão musical, com 50% das vagas reservadas a alunos oriundos de família de baixa renda. Para as aulas de instrumentos, haverá audição. As provas serão aplicadas entre 13 e 24 de abril, e devem ser agendadas no momento da inscrição.

O edital, a ficha de inscrição e as partituras das obras que serão avaliadas nas audições estão disponíveis no site www.ospa.org.br. Mais informações pelo telefone 51 3228-6737 ou por email: escolademusica.ospa@gmail.com.

Projeto Escola da Ospa na Comunidade

Uma das novidades do conservatório para 2015 é o projeto Escola da Ospa na Comunidade, a ser lançado em maio. A ideia é levar grupos de alunos da Ospa a diferentes espaços e instituições da cidade, como bibliotecas, hospitais, lares de idosos e escolas. “Assim, vamos ampliar a inserção social da Escola da Ospa e, por conseqüência, da própria Ospa”, comenta o clarinetista Diego Grendene, que assumiu a direção da instituição em fevereiro deste ano. Mais informações sobre o projeto serão divulgadas em breve.

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Oferece formação musical gratuita. Trata-se da única escola voltada para a formação de músicos de orquestra no estado, proporcionando a estudantes de baixa renda a oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a instituição atende em torno de 139 alunos. Todos os professores são instrumentistas da Ospa.

 

 

Texto: Mariana Sirena/OSPA

Edição: redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação