Biblioteca Lucília Minssen celebra o Dia do Contador de Histórias

Comemorado em 20 de março (sexta-feira), o Dia Internacional do Contador de Histórias ganha programação especial da Biblioteca Lucília Minssen/BLM (5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana/CCMQ), com atividades direcionadas a escolas, professores e alunos, e público em geral. A agenda abre às 9h30min e segue até as 21h, com muitas atividades gratuitas.

khjkjh

Haverá maratonas de histórias para crianças; oficina direcionada aos educadores e contos noturnos. Com exceção da oficina, o público pode é bem-vindo para participar dos eventos da data. A intenção é mostrar a importância das histórias no mundo de hoje.; o que é possível aprender e ensinar com esta arte e o que é viável sentir e  ver através da narrativa. O objetivo é compartilhar as diversas maneiras de se contar histórias e assim inspirar novas ideias, relembrar antigos valores e principalmente, reinventar um mundo através das palavras, mais sensível e melhor. A coordenação está a cargo da diretora da BLM, Marília Diehl.

gfdgfd

PROGRAMAÇÃO:

Maratona de Histórias

Público-alvo: Crianças de escolas agendadas e do público em geral.

Hora: das 9h30min às 11h e das 14h30min às 17h.

Local: Sala A2B2 – 2º andar CCMQ

Entrada franca.

Ação com a presença de vários artistas/contadores de historias, que prevê visita à Biblioteca Lucília Minssen, onde a criançada será recepcionada pelos personagens de Monteiro lobato, Dona Benta e Emília, contando como eram as brincadeiras infantis em aldeias indígenas. Também está prevista visitação à exposição “Lendas e Mitos dos Índios Pampeanos: Charruas e Outros Povos”, no hall da instituição, que pode ser conferida até 28 de abril.

“Lendas e Mitos dos Índios Pampeanos: Charruas e Outros povos” reúne painéis com  lendas, histórico e imagens dos índios pampeanos do Brasil, Uruguai e Argentina. A proposta é de informar o público sobre os povos que habitavam o Rio Grande do Sul antes da chegada dos conquistadores espanhóis e portugueses em relação a sua forma de vida, costumes, crenças, lendas e mitos. A curadoria é assinada por Paulo Bocca Nunes, Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Sua pesquisa teve o título Lendas do Rio Grande do Sul: a Literatura Regional Folclórica e Atualidade da Tradição, em que analisou as lendas do Estado como elemento integrante da formação da identidade do gaúcho. Entre suas referências de maior importância está o livro do espanhol Daniel Granada, Supersticiones del Rio de la Plata, publicado no ano de 1896.

 

 Oficina de Confecção de Caixa Cenário

Público-alvo: professores, contadores de histórias e estudantes de Letras (inscritos)

Hora: das 9h30min às 12h e das 14h30min às 17h

Local: Sala Lili Inventa o Mudo – 5º andar CCMQ

Valor: R$ 40,00

Ministrante: Júlia Damazio Rodrigues – Tubarão/SC

Pedagoga, narradora de histórias, artesã. Formada em pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil. Apresenta o programa de TV “Era uma vez…” da UNISULTV. Como artesã produz recursos visuais para contação de histórias.

Proposta: Proporcionar a confecção de caixas de contação e recursos visuais (personagens) com materiais de baixo custo, para encantar o contador e os ouvintes da narrativa, com histórias clássicas e inéditas. Algumas “caixas cenários” serão levadas como modelos de apresentação, sendo que os participantes sairão com uma pronta, além de levar modelos de outras.

 

Contos da Noite – Fogueira de Histórias: Lendas e Mitos indígenas

Público-alvo: Público em gral – adulto

Hora: das 19h às 21h.

Local: Sala Lili Inventa o Mundo – 5º andar CCMQ

Entrada franca

 

19h – “A Criação do Mundo Segundo os Povos Indígenas” com Paulo Bocca.

19h20min – “A Lenda da Chuva da Tribo Maxacali” com Julia Rodrigues.

19h40min – “Lenda do Arroz e do João de Barro” com Leila Pereira.

20h – “Histórias de amor na Serra do Caverá” com  Valéria Mayer.

20h20mi – “O Roubo do Fogo” com Maria Helena Ramalho.

SONY DSC

Dia do contador de Histórias:

O Dia Internacional do Contador de Histórias é comemorado em 20 de março, principalmente na Europa, coincidindo com o início da primavera no Hemisfério Norte, e do outono no Hemisfério Sul. Teve início em 1991, na Suécia, com o nome de Dia de Todos os Contadores de Histórias.  Ficou conhecido mundialmente em 20 de março de 1997, quando contadores de histórias na Austrália Ocidental coordenaram uma celebração durante uma semana, no Dia Internacional de Narradores Orais.

A cada ano cresce o numero de eventos de contadores de histórias ao redor da Terra, mas no Brasil esta data ainda é pouco divulgada. Em Porto Alegre, a Biblioteca Lucília Minssen vem, desde 2009, promovendo ações literárias e culturais para comemorar a data e homenagear os artistas e contadores que desempenham esta atividade, com tanto desprendimento e dedicação. Geralmente este papel fica a cargo de professores, profissionais de artes cênicas e demais categorias que atuam levando o encantamento das historias aos mais diversos públicos. A instituição tem como papel divulgar, promover e incentivar pais, avós ou profissionais, para que comemorem a data contando historias  quer que estejam: na escola, biblioteca, praças, asilos, hospitais, abrigos de crianças e jovens, nas ONGs, família ou entre amigos. Desta forma, quem quer que passe por você, em todos os cantos e recantos da cidade, estará resgatando uma prática antiga, repleta de encantamento.

 

Serviço:

Dia: 20 de março de 2015 (sexta-feira).

Hora: das 9h30min às 21h.

Local: Sala A2B2 (2º andar) e Sala Lili Inventa o Mundo (5º andar) da CCMQ (Andradas, 736)