Cinéfondation tem inscrições abertas para programa de residência em Paris

Estão abertas as inscrições para a primeira turma de 2016 do programa de residência do Cinéfondation, fundação chancelada pelo Festival de Cannes. O período da residência é de quatro meses e meio, começando em 1º de outubro de 2015 e se encerrando em 15 de fevereiro de 2016. As inscrições vão até o dia 1º de abril.

Sem título

A cada edição do programa, seis jovens diretores, em seu primeiro ou segundo longa-metragem, têm a oportunidade de desenvolver o roteiro de seus projetos em Paris, com acompanhamento individual e coletivo de profissionais experientes da indústria cinematográfica. Durante a permanência no programa, os participantes receberão uma bolsa mensal de 800 euros, acesso livre para diversos cinemas na cidade, aulas de francês e a possibilidade de comparecer a diversos festivais durante sua estadia.

 

Durante o programa, os participantes também conhecerão sistemas de coprodução e terão a oportunidade de compartilhar experiências. Seus projetos também serão apresentados a produtores e distribuidores durante os festivais do Roterdã, Locarno e Cannes.

Para se inscrever

Os interessados devem preencher o formulário no site do Cinéfondation, enviar para o e-mail indicado o projeto do filme (são aceitos apenas longas-metragens de ficção, excluindo animações), contendo o roteiro em desenvolvimento, sinopse, a visão artística da obra, currículo e uma cópia do passaporte. Todos os documentos devem estar em inglês ou francês. Devem ser enviados, também, por via postal, uma cópia do comprovante de registro no programa, obtido após o preenchimento do formulário, e DVDs com obras anteriores de seus realizadores. Serão aceitos apenas candidatos fluentes em inglês ou francês. Os resultados preliminares serão conhecidos em junho. Para detalhes sobre a inscrição, consulte o regulamento.

 

Para mais informações sobre a residência, acesse a página do programa no site oficial do Cinéfondation.