Aniversariante troca seus presentes por doações para a biblioteca da Trensurb

Em seu aniversário, no lugar de presentes, usuário do metrô pede livros para o espaço cultural da empresa.

A Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na Estação Mercado da Trensurb, tem a maior parte do seu acervo construído com as doações dos usuários do metrô. Luis Carlos Nunes Rodrigues Junior, um dos muitos passageiros da linha operada pela empresa, está utilizando o seu aniversário de 34 anos, no dia 30 de janeiro – como uma forma de arrecadar mais livros para a biblioteca.

Foto: Lucas Quadros/Trensurb
Foto: Lucas Quadros/Trensurb

Luis criou um evento no Facebook, em que está pedindo, no lugar de qualquer presente de aniversário, que as pessoas doem livros para o espaço cultural da Trensurb. Ele sugere também que os doadores publiquem na página do evento fotos das doações efetuadas.

Essa ideia, entretanto, não surgiu agora. O pensamento altruísta o acompanha há muito tempo. Em outras ocasiões ele utilizou seu aniversário para chamar pessoas a ajudar os mais necessitados. Na Copa do Mundo FIFA, ocorrida em 2014, Luis fez uma campanha entre voluntários do evento no Rio de Janeiro, onde ele também trabalhou voluntariamente, para que doassem sangue. Segundo ele, a ação resultou em 100 litros de sangue coletados.

Quando criança, a inspiração para ajudar os outros veio dos filmes de heróis. A vontade se intensificou em 1992, época em que ele presenciou uma grande enchente na cidade de Pedro Osório. “Eu tinha 11 anos e uma das coisas que eu me lembro é de ter visto uma criança chorando enquanto seu presente de natal era levado pela força das águas”, descreve Luis.

Depois de tantos anos ajudando quem precisa, Luis diz ter perdido a conta de quantos aniversários ele deixou de ganhar presentes para arrecadar doações aos mais necessitados. Ao ser perguntado se não sente falta dos presentes, Luis responde: “A vontade de ajudar tem vida própria. E se a gente sente vontade de ajudar, tem que fazer e ajudar”.

 

A Biblioteca Livros sobre Trilhos

A Biblioteca Livros sobre Trilhos, mantida em parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. A biblioteca conta com 6,2 mil livros, 3.590 sócios e já contabiliza mais de 50 mil empréstimos.

Somente em 2014, foram 6.567 empréstimos e o acervo, ampliado apenas através de doações, aumentou em cerca de mil publicações. Para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (originais e cópias), juntamente com uma foto 3×4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais.

Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barras para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura. O acervo da biblioteca pode ser consultado online neste endereço.

 

Por: Imprensa Trensurb