Celebrando o dia do leitor, Trensurb volta a distribuir livros no interior dos trens

Ação de bookcrossing ocorrerá na sexta-feira (9), às 13h30, no interior  das composições que partirem da Estação Mercado. Atividade anterior ocorreu em 15 de dezembro, em comemoração ao  aniversário de seis anos da Biblioteca Livros sobre Trilhos.

 O período de férias pode ser produtivo para aqueles que gostam de utilizar o tempo livre para pôr em dia as leituras do ano. Pensando nisso, e tendo como ponto de partida na semana em que é comemorado o Dia do Leitor  ‘7 de janeiro ‘,  a Biblioteca Livros sobre Trilhos da Trensurb fará mais uma ação de bookcrossing nesta sexta-feira (9), a partir das 13h30.

CELEBRANDO O DIA DO LEITOR, TRENSURB VOLTA A DISTRIBUIR LIVROS NO INTERIOR DOS TRENS
Foto: Gustavo Nardon/Trensurb

A atividade consiste na prática de deixar um livro num local público para que outros o encontrem e, assim que a leitura for realizada, voltem a ?libertá-lo? com o intuito de que outras pessoas possam continuar levando cultura adiante.

No total, 85 obras serão deixadas nos assentos dos trens que partirem da Estação Mercado. Cada livro recebe um marcador de páginas que contém uma mensagem direta a quem o encontrar, assim, o usuário do trem saberá que o livro pode ser ?esquecido? novamente para que receba um novo dono. A assistente de gestão da Biblioteca Livros sobre Trilhos, Livânia Bellini, espera que a surpresa cause um impacto positivo nos usuários do trem: “Minha expectativa é de que isso os faça refletir sobre a importância da leitura e que os possibilite ler mais.

Como se associar

A Biblioteca Livros sobre Trilhos, mantida em parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. A biblioteca conta com 6,2 mil livros, 3.590 sócios e já contabiliza mais de 50 mil empréstimos. Somente em 2014, foram 6.567 empréstimos e o acervo, ampliado apenas através de doações, aumentou em cerca de mil publicações.

Para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (originais e cópias), juntamente com uma foto 3×4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais.

Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barras para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura. O acervo da biblioteca pode ser consultado online neste endereço.

Por: Imprensa Trensurb