Exposição “Gêmeos – retratos por Fábio Rebelo” inaugura no dia 20 de novembro no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Inaugura no dia 20 de novembro na sala O Retrato do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo a exposição “Gêmeos – retratos por Fábio Rebelo”, com patrocínio da Casa de Cinema de Porto Alegre e Gráfica Editora Pallotti.

Fernanda e Flávia

O projeto é um trabalho de questionamento sobre a identidade na fotografia, contrapondo a relação entre imagem e referente fotográfico, através de retratos onde as características físicas que definem a identificação não são mais tão óbvias, pois não são únicas. Confrontadas em pares, tanto semelhanças quanto diferenças se acentuam. “Uma das perguntas mais instigantes que norteiam o projeto, na minha opinião é se a fotografia é uma representação fiel da realidade”, revela o fotógrafo. “Brincar com as semelhanças e diferenças dos gêmeos foi uma maneira de trazer essa discussão”.

Conhecido por seus retratos, Rebelo apresenta nessa exposição 20 imagens em preto e branco de gêmeos de diversas idades e estilos, que foi pesquisando há três anos. Em janeiro deste ano, o público pode conferir seu trabalho na mostra *Trans[ver]*, na Pinacoteca da AJURIS. “Gêmeos” segue em cartaz até o dia 20 de dezembro, com entrada franca.

 

Fábio Rahal Rebelo | www.fabiorebelo.com.br

 

Fotógrafo baseado em Porto Alegre, RS. Começou a fotografar em 1983. Formado em Ciências da Computação com especialização em Computação Gráfica na UCLA (University of California, Los Angeles), trabalha com fotografia de publicidade e como fotógrafo de cena, tendo participado de inúmeras produções para cinema e televisão. Realiza também projetos autorais e exposições. Suas fotografias apareceram em publicações como Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Zero Hora, Veja, IstoÉ, Rolling Stone (Brasil), Guitar Player (Brasil), Photo (França) e Photo Magazine (Brasil).

 

Gêmeos – Retratos por Fábio Rebelo

De 20 de novembro a 20 de dezembro

Sala O Retrato – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223

Horário de Visitação: Terça a sexta das 10h às 19hs | Sábados das 11h às 18h

Realização: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo / CEEE / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Patrocínio: Casa de Cinema de Porto Alegre e Gráfica Editora Pallotti

Apoio: Clemente Design